sexta-feira, abril 03, 2009

Solidariedade com o Sahara Ocidental














Conselho Português para a Paz e Cooperação organiza
Missão de solidariedade portuguesa aos
Acampamentos de Refugiados do Sahara Ocidental

O Conselho Português para a Paz e Cooperação, partirá no dia 6 de Abril – próxima 2ª feira – para os acampamentos de refugiados Saharauis, localizados em Tinfuf , numa missão que junta 43 portugueses.

Essa missão integra-se no trabalho de solidariedade que o CPPC desenvolve há décadas com o povo Saharaui, forçado a viver no exílio, em acampamentos de refugiados, após a ocupação do Sahara Ocidental pelo Reino de Marrocos.

Actualmente, cerca de 200.000 Saharauis, essencialmente mulheres, crianças e idosos, somam às consequências do prolongado exílio, a diminuição da ajudar internacional, particularmente ao nível alimentar, mas que se reflecte também ao nível educativo e de assistência médica.

A presente situação exige de todos um reforço da solidariedade e de linhas de apoio, fundamentais para que não se verifique, num futuro próximo, mais uma catástrofe humanitária em África.

Nesse sentido o CPPC em parceria com o Crescente Vermelho e o Ministério da Educação da República Árabe Saharaui Democrática – RASD, assinou um protocolo de cooperação que visa a reabilitação da Escola Básica Syd Yayadih, localizada no acampamento de Dajla. Esta escola recebe 630 crianças, e é composta por 14 salas de aula, uma cozinha, refeitório, uma sala de professores e uma outra destinada a arquivos e apoio.

A missão do CPPC, fará a entrega dos primeiros donativos para a reabilitação da escola.

A vasta composição da delegação portuguesa – representantes de autarquias, sindicatos, institutos, associações, membros da comunicação social, cineastas, fotojornalistas, professores, médicos, advogados, informáticos e engenheiros do ambiente e energia solar, etc –, permitirá num futuro próximo, alargar a solidariedade portuguesa a outras áreas de intervenção e solidariedade com o povo saharaui.

O Conselho Português para a Paz e Cooperação deseja agradecer publicamente, a todos os envolvidos no projecto da Escola e na Missão, a forma entusiasta com que desde a primeira hora aceitaram este nosso desafio.

A Direcção Nacional do

Conselho Português para a Paz e Cooperação

Sem comentários: